O Programa |Domínios de Intervenção | Metodologia | Destinatários | Duração | Formação de Monitores
METODOLOGIA
Fases do Treino das Competências de Vida
A implementação do programa segue uma lógia sequencial através de quatro fases de trabalho:
1. Educação e formação
Conhecer a competência
2. Treino e automatização
Dominar o uso da competência
3. Transferência para contextos de vida
Dominar a aplicação da competência
4. Generalização nos vários contextos de vida
Dominar as aplicações da competência
Ou seja…
Sei o que é!
Sei como se faz!
Sei como se aplica!
Métodos de Ensino das Competências de Vida
Tendo em consideração as fases do programa, e os objetivos subjacentes a cada módulo, são preconizados três métodos de ensino:
1. Expositivo
2. Trabalho independente
3. Trabalho em grupo, através de:
- Demonstração e análise de casos
- Partilha e reflexão de experiências
- Modelagem e simulação de competências
Níveis de treino das Competências de Vida
O programa pressupõe três grandes níveis de treino das competências de vida visadas:
1. Trabalho individual
2. Trabalho com pequenos grupos
3. Trabalho com todo o grupo
Programa de Promoção de Expriências Positivas - Crianças e Jovens
PEP-CJ

Se pretende ficar a saber mais sobre o programa PEP-CJ e as condições da sua implementação, contacte-nos. Teremos todo o gosto em apresentar-lhe este projeto inovador.